A Bicicleta e seus atributos

Pesquisando e tirando informações, vi que em São Bernardo do Campo a cidade é retrógrada, conservadora dos automóveis, já que ela é a cidade dos automóveis. Mas ela tem esse nome por construir carros, que na maioria as construtoras e metalúrgicas estão aqui, na qual o famoso dedo foi arrancado do maior presidente que tivemos, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula).

Quando disse que a cidade é conservadora, é porque tem visões direitistas ainda, mas sei que isso mudará com o tempo, pois tudo se renova.

A mesma coisa acontece, com as Bikes ou famosas Bicicletas, parece que todo o grande abcdrm ainda não perceberam a importância deste meio de trasporte, dos benefícios e o que ocorre no mundo(pois as cidades mais importantes do mundo 9% são guiados por bicicletas e ainda um dado importante 10% de acidentes nas ruas ou no tráfego são de bicicletas o 3% de pedestres e o restante são de transportes auto motivos. Cada vez mais o  cidadão está indo de bike ao serviço, a escola, passear com a família e onde há ciclovias ou ciclofaixas é muito melhor, pois há respeito tanto do ciclista para com o automóvel ou do automóvel para com o ciclista

Analisando alguns locais do planeta, vi que a Alemanha tem as melhores condições para o ciclista, pois o automóvel deixou de ser o melhor transporte a mais de 20 anos e onde existem as melhores ruas e avenidas do mundo.

Meu ex cunhado, que mora  na Alemanha disse que é bem complicado, pois ciclistas chegam até multar qualquer auto motivo, portanto como ciclistas geralmente não estão fora da lei, sempre há um carro ou moto que infringe.

Assim eu vejo uma coisa que funciona…. carros tem respeito ao ciclista. Nesta viagem no youtube, vi também projetos de 300 mil reais feita por pessoas que certamente não guiam uma bicicleta. Genial o vídeo, pois se coloca como o repórter do ciclista… No final ele pede um POR FAVOR, aos nosso políticos… Ao fazerem uma ciclovia, chamem um ciclista para coordenar certos erros que projetistas fazem.  Isso aconteceu em MS  com uma ciclovia de 4,5 quilômetros.

http://underground-brasil.blogspot.com/

Underground-brasil é um cicloturista e está com a gente nesta jornada.

O Brasil é terceiro maior produtor de bicicletas do mundo com uma produção de 5,6 milhões de “bikes”, só perdendo para a China e a Índia. A idéia de se adotar a bike como meio de transporte não é de hoje e em alguns Países Europeus isso já ocorre a mais de 20 anos, pois o modismo “carro” por lá já era.

No Brasil, apesar da falta de ciclofaixas e ou ciclovias, mais de 15 milhões de viagens estão concentradas aos ciclistas. Várias capitais como São Paulo e Rio de Janeiro tem previsões de construções de ciclovias para 2018 (Dois Mil e Dezoito)… Sim este é o ano, lamentavelmente.

O Brasil possui atualmente 75 milhões de bicicletas, onde 55% delas são usadas para meio de transporte do tipo de ir para o serviço, escola, fazer pequenas viagens

como ir à padaria, ir a algum estabelecimento para pequenas compras.

Tenho apenas dados de 2008 que em Curitiba tem ciclovias de 122 quilômetros. No rio de Janeiro(Cidade Maravilhosa) 160 quilômetros de pista… Agora no caso de São Paulo(a terra da garoa) apenas… pasmem… 23,5 quilômetros(onde a grande parte está localizada na Baixada  Santista… só Praia Grande possui mais de 12Km de Praia, contando a ciclovia que está na avenida principal mais algumas que levam à praia pode-se chegar a mais de 15Km.

Brasil possui 3 mil quilômetros de ciclovias que se encontram distribuídos em 285 cidades enquanto pelo mundo temos em várias cidades da Europa, Estados Unidos e Japão, vias exclusivas para bicicletas já existem há anos. A Holanda, por exemplo, possui 34 mil quilômetros de ciclovias. Em Copenhague, na Dinamarca, 36% da população utiliza a bicicleta para ir ao trabalho. Paris, uma das cidades mais bem servidas de metrô do mundo, implantou, há pouco tempo, 300 quilômetros de ciclovias.

Nova York, que já possui 180 quilômetros de ciclovias, planeja criar mais 120 quilômetros até o final de 2009. Bogotá é a única cidade sul-americana que está entre as cidades mundiais que contam com um bom número de ciclovias: implantou 340 quilômetros nos últimos sete anos.

Rodovias com ciclovias... isso é a idéia

Quem sabe no Rodoanel, na Anchieta(em acostamento, pois acostamento foi feito para carro quebrado…você sai de casa sem revisar seu carro?) na Imigrantes… mas o mais importante está nas ligações com o centro da cidade. No caso de São Paulo, pontos de vendas e atacadistas como a 25 de Março, Ipiranga, Sta Ifigênia entre outros pontos são de grande interesse do ciclista.

Discordo algumas reportagens que diz que a ciclovia deve ser em pequenas distâncias até chegar ao terminal, onde pegariam assim o transporte coletivo adequado… Se eu tenho saúde o suficiente para percorrer mais de 50km em 3:00h, porque estou limitado até a um ponto de ônibus?

Discordo também de certos jornais que dizem que para se tornar apropriado uma ciclovia, ela deve ser feita em áreas planas(desculpa de muleta) diz que topograficamente São Paulo tem 0% a 10% de áreas planas… (vejam que estes dados de 24km de ciclovia estão na Baixada Santista(100% plana))

E esse obstáculo ocorrerá não só na capital paulista, como também em várias outras cidades brasileiras…

Isso meus amigos é falta de vontade política

De qualquer forma, existem inúmeras maneiras de adequar os espaços urbanos ao uso de bicicletas. Além disso, a construção de espaços para pedestres e ciclistas não pressupõe rios de dinheiro, como os que são consumidos pelo automóvel.

Na verdade, organizar o espaço público para receber um expressivo número de ciclistas é uma medida ligada ao chamado traffic calming, um conceito que se espalha pelo mundo – na tradução literal, “acalmar o trânsito”, ou seja, no caso dos ciclistas, reduzir a velocidade e o poder letal dos automóveis, para que todos possam circular pelas cidades com segurança e sem poluir o planeta.

O incentivo às ciclovias pode tirar das ruas uma boa quantidade de carros – vale lembrar que mais de 14% das emissões de dióxido de carbono no planeta vêm do setor de transporte, e a bicicleta é um veículo que não polui.

Eu vou de Bike

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Sobre saxmozartfaggi

Ciclista desde 1974, por gostar de ser ciclista, mas em minha cidade não era difícil percorrer 10 a 15km com montanhas que são predominantes, mas o único impecílio era a irresponsabilidade dos motoristas. Dá para se ir ao seu emprego de bike, basta apenas ter um pouquinho de tempo a mais e uma roupa para trocar. Muitos já trocaram o carro pela bike, por ser econômica, gasósa e academia, e por as vezes, serem melhores para estacionar e ir de um ponto a outro... isso é fato. Demoro 25min para chegar ao centro de SBC, mas depois que lá estou, qualquer caminho para mim é mais rápido do que um carro, menos perigoso que uma moto, isso é fato!
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Uma resposta para A Bicicleta e seus atributos

  1. Rebecca disse:

    Obg pelo post, apesar de vc ter dado Ctrl+C Ctrl+V em alguns outros artigos e nem ter visto que as datas neles estão muito ultrapassadas para a data do seu post. Foi mutio util.

    🙂

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