Ciclismo, segurança e visibilidade

Se estamos cobrando dos motoristas respeito, se faz necessário respeitar o motorista.

Uma das formas que há para respeito mútuo é “ver e ser visto” tanto para o ciclista com o condutor de automotivos, para com automotivos para os ciclistas.

Os transportes motorizados, não podem deixar de ter seus pisca-piscas funcionando(deixo claro que é para utilizar, pois não adianta ter pisca funcionando se não o utiliza), deixa pelo menos o faról baixo, quando sai de sua garagem, quer seja para ir em uma padaria ou outro local qualquer. Deicar as luzes traseiras em perfeitas condições e reduzir sua velocidade assim que entra em uma outra rua.

Os ciclistas devem fazer o mesmo, ver e ser visto, portanto camisas claras  e sinalizar com a mão é uma ótima pedida(isso quando é de dia)

Normalmente a noite, existe, infelizmente, automóveis que não sinalizam a entrada, acabam por ali fazer um ato criminoso com pedestres e ciclistas, dentre outros como o do seu próprio gênero, o carro, que podem matar.

Como fazer a bicicleta ser visível a noite? Esta é uma pergunta que é simples de responder… Bike lights são usados para essa tarefa, alguns eletrônicos outros dependendo da luz do carro que está atrás… Mas se o carro ou transporte motorizado não acende seus faróis e sua bicicleta usa olho de gato apenas? … Infelizmente é acidente na certa, ou algum anjo ajuda-os a sair de tal acidente.

Existem as eletrônicas, que ficam em pisca pisca, ajudando ao motorista, mesmo sem seus faróis acesos, a reconhecer que existe um ser vivo em sua frente. Seria interessante que a bateria dos piscas das bicicletas não fossem aquelas que funcionam apenas quando a bike está em movimento, carregada por um motor DC que vai nos pneus, mas sim aquelas que usam pilhas ou baterias, pois mesmo parado, ainda estará sinalizado.

Eu, como formado em TI , imaginei em um modelo que tem que ser útil, barato e aceitável, usando fibras ópticas para a iluminação dizendo para onde vai, esquerda ou direita, se está parado, se segue em frente. Não deixe de usar algum pisca de maior intensidade, pois existem alguns motoristas cegos ou apressados.

Já vi este modelo no Japão onde as setas, parado(triangulo) que segue em frente( seta para cima) que estão parando ou reduzindo a velocidade(bola vermelha  iluminada) em um colete, que vc coloca nas costas… É bem visível, e dará segurança tanto para o motorista, como o ciclista e o pedestre.

Importante ter também uma forma de aviso, uma luz dianteira, no capacete, ou na própria bike, aviso este que pode significar sua vida.

Estou experimentando alguns sons para que não aborreçam a vizinhança, como as buzinas de ar comprimido, que o som seria mais agudo, sabendo que pela freqüência de ressonância e a audição humana, as freqüências devem ter um som mais agudo.

Se este tipo de buzina, na qual eu chamaria, fosse padronizado, os automóveis ouviriam. Mesmo existindo a campainha , procuro um som para ultrapassar os vidros dos carros.

Quem já viu um carro bater em um caminhão dando ré? Quase nunca, não é verdade? a mesma coisa pretendo fazer com buzinas de bikes, mas não para assustar moradores e pedestres, e para dizer, estou passando…

Tentarei conseguir novamente o vídeo que eu pretendo tornar viável… e se cada governante tiver vontade política poderá reduzir o custo dos materiais e implantar, assim como deveriam implantar o uso de capacetes e fazer os capacetes ter custo menor.Assim,  iremos estar seguros e todos que se movem nas ruas.

Como bons ciclistas, usaremos até o retrovisor, que é importante para a sua e para a vida do motorista. Ficamos tirando a atenção em nossa tragetória para olhar para trás, para ver o se dará para ir. Isso é falta de amar o seu próximo e a si mesmo, falta de educação…

Em fim, estamos falando de VIDAS HUMANAS e guiar sua bike com traquilidade, na mão dos carros que é da rua em que você está, não subir em calçadas montado, pois pode ferir a si a aos outros.

A Bicicleta pode tudo desde que tenha exatamente estas exigências do Departamento de Transito de qualquer estado do país.: Capacete, cotoveleiras, joelheiras , bike ligth com luz eletrônica e retrovisor… Não é permitido guiar sobre a calçada, ou quaisquer locares que são destinados a pedestres, mas poderá se for desmontado, pois você passa a ser pedestre.

Vou procurar matérias sobre bike ligths, custo… pois o benefício é enorme.

Anúncios

Sobre saxmozartfaggi

Ciclista desde 1974, por gostar de ser ciclista, mas em minha cidade não era difícil percorrer 10 a 15km com montanhas que são predominantes, mas o único impecílio era a irresponsabilidade dos motoristas. Dá para se ir ao seu emprego de bike, basta apenas ter um pouquinho de tempo a mais e uma roupa para trocar. Muitos já trocaram o carro pela bike, por ser econômica, gasósa e academia, e por as vezes, serem melhores para estacionar e ir de um ponto a outro... isso é fato. Demoro 25min para chegar ao centro de SBC, mas depois que lá estou, qualquer caminho para mim é mais rápido do que um carro, menos perigoso que uma moto, isso é fato!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s