INTERPRETAÇÕES E ESTUDOS DOS MEIOS DE TASPORTE

AS PESSOAS ASSOCIAM O CARRO À RAPIDEZ. NEM SEMPRE ISSO É VERDADE. CARRO FAZ PARTE DO NOSSO IMAGINÁRIO DESDE O TEMPO EM QUE ÉRAMOS CRIANÇAS, E ISSO ACABA REFLETINDO NA NOSSA CULTURA. HÁ MUITAS SITUAÇÕES QUE VOCÊ ACABA CHEGANDO MAIS RÁPIDO INDO A PÉ, DE BICICLETA OU DE MOTO!

ESTES CASOS SÃO ESTUDOS FEITOS PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, QUE FEZ UM ESTUDO NOS CASOS DE QUE EM QUAIS CASOS É MAIS VANTAJOSO: A PÉ, DE BICICLETA, USAR MOTO, CARRO OU TRASPORTE COLETIVO PARA SE LOCOMOVER?

SEGUNDO ESTUDOS DE UMA COMISSÃO EUROPÉIA MOSTRAM QUE EM DISTÂNCIAS DE ATÉ 8KM, A BICICLETA É MAIS RÁPIDA QUE TODOS OS OUTROS MEIOS DE TRASPORTE. MAS HÁ DE SE LEVAR EM CONTA A EXISTENCIA DE CICLOVIAS SEGURAS PARA O PROJETO, COISA QUE NO BRASIL, EM ORLAS E PARQUES TEMOS O HÁBITO ERRÔNIO DE ASSOCIAR ESTE MEIO DE TRASPORTE A APENAS LAZER.

FAZEM CICLOVIAS EM PARQUES, ONDE NÃO TENHO NADA CONTRA, MAS ESQUECE QUE A BICICLETA É UM MEIO DE TRANSPORTE E TEM SEU LOCAL ASSEGURADO EM TODAS AS RUAS E AVENIDAS DE UMA DISTÂNCIA DE 1,5M DE DISTÂNCIA DA GUIA DAS CALÇADAS. ESTA É UMA LEI FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL.

MUITAS PESSOAS VÃO DO SEU TRABALHO A SUA CASA  E DA  SUA CASA AO TRABALHO VÁRIAS VEZES, SÓ USAM CARROS PARA A LOCOMOÇÃO DE ALGO QUE FICARIA QUASE IMPOSSÍVEL . IMAGINEM UMA PESSOA QUE FAZ MANUTENÇÃO DE INSTRUMENTOS, LEVAR UMA TUBA OU UMA BATERIA? NÃO PRECISO IR MUITO LONGE.

ALGUNS ESCOLHEM O MEIO DE TRASPORTE COLETIVO, COMO O ÔNIBUS E O TREM OU METRÔ, MAS FALTA QUALIDADE NESTES MEIOS DE TRASPORTE, PRINCIPALMENTE O ÔNIBUS QUE DEIXOU DE SER COM QUALIDADE, POIS É SÓ VERMOS AS HORAS QUE FICAMOS ESPERANDO, O TEMPO QUE LEVAMOS PARA CHEGAR EM CASA OU AO TRABALHO, ALGUNS  VÃO DE TAXI, MAS TIVESSEM CARRO IRIAM COM ELES.

GUIAR BICICLETA É UM PRAZER, SE NÃO FOSSE A FALTA DE RESPEITO DOS CARROS E MOTOS E EM ESPECIAL OS ÔNIBUS, POIS FICAM A NOSSA ESPREITA NOS APERTANDO PARA A CALÇADA E QUANDO SUBIMOS NA CALÇADA, QUEM ESTÁ ERRADO SOMOS NÓS, MAS ESTE  NOSSO  JEITO DE GUIAR NOS SALVA DE UM ACIDENTE, MAS PODEMOS COLOCAR O PEDESTRE EM PERIGO (PEDESTRE EM PRIMEIRO LUGAR)

ANDAR A PÉ SERIA MAIS RÁPIDO SE A DISTÂNCIA FOSSE DE ATÉ 2KM, PERCORRENDO ESSA DISTÂNCIA EM 20 MIN, NO CASO DA BICICLETA PERCORRERIAMOS 5KM EM 15MIN.

EXISTEM MUITOS LOCAIS QUE FORAM ABORDADOS, ALGUMAS NO RIO DE JANEIRO, OUTRAS EM BRASÍLIA, MAS NÃO VI NENHUMA DE SÃO PAULO.

AQUI A DESCULPA PARA NÃO HAVER CICLOVIAS É QUE O NOSSAS RUAS SÃO FEITAS COM MUITAS MONTANHAS E MONTAINHAS.

CONERSANDO COM SKATISTAS E BIKERS E ATÉ PROFISSIONAIS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, CIDADE ONDE ME CITUO, ONDE HÁ MUITOS RELEVOS, NÃO IMPORTA O RELEVO, NÃO IMPORTA A DISTÂNCIA, SEMPRE FIZEMOS ESTA TRILHA, SEMPRE HAVERÁ BICICLETAS POR ELA, AGORA O QUE SE DEVE FAZER É TER UMA BELA AULA DE CONSCIENTIZAÇÃO.

NO CASO DAS MOTOS, DO JEITO QUE ELAS GUIAM HOJE EM DIA, SÃO MAIS RÁPIDAS A LONGA DISTÂNCIA, MAS SÃO CAMICAZES DO TRÂNSITO. PEDESTRES DEVEM SE EDUCAR TAMBÉM, POIS SABEMOS QUE CARRO PARADO NÃO É TRÂNSITO PARADO, EXISTEM BICICLETAS, MOTOS E ATÉ SKATES NOS CORREDORES.

UMA  COISA QUE ME DISSERAM NO DIA 23 E FOI APLICADA LOGO EM SEGUIDA, FOI O RESPEITO A FAIXA DE PEDESTRES, PORTANTO SE CUIDEM CARROS, POIS É CONTRA LEI, DÁ PONTOS A SUA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO E MULTA.

MESMO ASSIM , TEMOS CRENÇA QUE, NÃO VAI MELHORAR AS COISAS PARA O LADO DO CICLISTA OU DO PEDESTRE. CICLOVIAS CADA VEZ MAIS DIFÍCEIS DE SEREM AUTORIZADAS O FEITIO E CALÇADAS CADA VEZ MAIS CURTAS, SEM VIDA, SEM ÁRVORES.

EU DIGO ISSO PARA TODO O BRASIL, QUE DEVEMOS  HOJE, E NÃO NO AMNHÃ COLOCARMOS CICLOVIAS, QUE DEVEMOS COBRAR HOJE, FAZER ABAIXO ASSINADOS, VOCÊ MERECE, SUA CIDADE MERECE. CONVERSANDO COM QUEM ENTENDE DO ASSUNTO, DA FACULDADE DE ENGENHARIA INDUSTRIAL (FEI) EM SÃO BERNARDO DO CAMPO, ELES MESMOS DISSERAM, “VOCÊS QUE GUIAM BICICLETAS NAS RUAS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO SÃO HERÓIS”

1° BICICLETA É UM MEIO DE TRASPORTE, NÃO VINCULE ELA SÓ A UM  LAZER, ÉLA É TAMBÉM O SUSTENTO DE VÁRIAS FAMÍLIAS, POIS COM O GASTO QUE É FEITO COM O CARRO, UMA BICICLETA COM TODAS AS SUAS MÁS INTERPRETAÇÕES E MANUTENÇÕES, É VIÁVEL.

2° COM O DINHEIRO QUE VOCÊ GASTA COM UM CARRO COM GASOLINA, ÓLEO, IPVA, PNEUS, MANUTENÇÕES CORRETIVAS,  DARIA PARA EU COMPRAR 1 BICICLETA POR MÊS. SE FOSSE QUERER COMPRAR UMA BIKE VELOCISTA, 1 ANO ACHO QUE SERIA DE BOA..

3° SUA SAÚDE IRÁ SER A MELHOR POSSÍVEL, ADQUIRINDO ANTICORPOS, E RESISTÊNCIA FÍSICA.

HOJE , PARA ESTUDIOSOS, O CARRO É O MEIO DE TRANSPORTE QUE É ASSOCIADO AO LAZER, COMO PARA LEVAR DEFICIENTES, IDOSOS,  E A FAMÍLIA PARA UM LOCAL DE LAZER.

O QUE VC ESTÁ ESPERANDO? …. COMPRE LOGO SUA BIKE E ENTRE PARA O NOSSO TIME!

Anúncios

Sobre saxmozartfaggi

Ciclista desde 1974, por gostar de ser ciclista, mas em minha cidade não era difícil percorrer 10 a 15km com montanhas que são predominantes, mas o único impecílio era a irresponsabilidade dos motoristas. Dá para se ir ao seu emprego de bike, basta apenas ter um pouquinho de tempo a mais e uma roupa para trocar. Muitos já trocaram o carro pela bike, por ser econômica, gasósa e academia, e por as vezes, serem melhores para estacionar e ir de um ponto a outro... isso é fato. Demoro 25min para chegar ao centro de SBC, mas depois que lá estou, qualquer caminho para mim é mais rápido do que um carro, menos perigoso que uma moto, isso é fato!
Esse post foi publicado em bicicletários, Bike Gost, CERÓL, ciclovia, Consócio, Dia Sem Carro, Esportes, Eurico Marto Rodrigues, Ferrarezi, Giovanni Breda, Holanda, joão firmino, Luiz Marinho, MOBILIDADE, são bernardo do campo, Uncategorized, Urban Velo SBC. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s