Dicas da Cartilha do Ciclista

  • É sempre bom estar com a bicicleta bem equipada, portanto para sua segurança e a dos outros, equipe sua bicicleta com sinal sonoro , espelho retrovisor do lado esquerdo , refletores traseiros , laterais e de pedais , pois são obrigatórios segundo a CTB (Código Brasileiro de Trânsito);
  • Antes de sair de casa, estude o roteiro a seguir. Dê preferência por ruas com um menor fluxo de trânsito;
  • Obedeça todo o sinal de trânsito e NUNCA pedale na contra mão;
  • Mantenha-se sempre a direita perto da calçada, mas não em cima desta, pois pode atrapalhar os pedestres, ou feri-los ;
  • Em cruzamentos , pontes e viadutos mais perigosos desça da bicicleta e a empurre , olhando para trás e para frente (motoristas não nos respeitam)
  • Nos semáforos , aguarde aguarde que o fluxo de carros saia primeiro, depois você ciclista;
  • Cuidado, mas muito cuidado com carros os estacionados, o condutor poderá abrir as portas a qualquer momento. Esse é um dos acidentes que acorrem frequentemente com ciclistas, já que muitos guiam entre os carros quando o trânsito está parado;
  • A noite seja luminoso, seja esperto, seja visível. Além de uma roupa clara, bem próximo do branco, a luz  de um dínamo tem a vantagem de ser potente, mas na traseira é recomendado um refletor e uma luz vermelha intermitente, pois as pilhas não se apagarão ao parar nos semáforos;
  • O controvertido tema do capacete, quanto sua obrigatoriedade ou não é discutível, entretanto o bom senso recomenda seu uso. Afinal é sua cabeça que está em jogo. Minha experiência diz que o uso que eu já fiz do capacete, me salvou de muitos acidentes fatais. Já tive acidentes onde não fiz o uso e fui arremessado quebrando a frente de um fiat toda, levei apenas 15 pontos e quase perdi a orelha.
  • Não arrisque sua vida confiando na frase e no fato que o motorista tem que respeitá-lo;
  • Quando estiver trafegando em ruas de paralelepípedo, cuidado com as manchas de óleo deixada pelos veículos. Elas são armadilhas escorregadias;
  • Não use rádios , walkmans enquanto pedala, eles podem distrair sua atenção não permitindo observar os perigos a sua volta. Um ciclista guia com equilíbrio, com os olhos e com os ouvidos. Explico porque os ouvidos: Você já teve vertigem? Se já teve sabe que é causado principalmente por falta  de audição e também problemas no cérebro;
EXISTEM TAMBEM OS COQUINHOS, CAPACETES DE SKATISTAS QUE SERVEM MUITO BEM EM QUALQUER CABEÇA

EXISTEM TAMBEM OS COQUINHOS, CAPACETES DE SKATISTAS QUE SERVEM MUITO BEM EM QUALQUER CABEÇA

DE TODOS OS ACIDENTES QUE EU TIVE EM 37 ANOS, DIGO QUE FUI PROTEGIDO PELO CAPACETE DE UMA COMPLICAÇÃO FATAL. CAI DA BIKE MAIS DE MIL VEZES, MAS ALGUMAS COISAS QUE OS BIKERS TEM QUE OUTROS NÃO TEM É UM ANJO DA GUARDA EFICIENTE E MUITO REFLEXO .

JÁ FUI ACIDENTADO DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS : POR MOTOS, CARROS E PRINCIPALMENTE EM ENCRUZILHADAS  E PORTAS ABERTAS DE MOTORISTAS IRRESPOSNSÁVEIS  E DIGO QUE , EM TODAS ELAS O CAPACETE ME DEU ASSISTÊNCIA.

A PRIMEIRA COISA QUE UM CICLISTA DEVE APRENDER PARA NÃO SE MACHUCAR MUITO É CAIR, APRENDER A CAIR É IMPORTANTE, ROLAR, MAS NÃO ESTOU SALVO DE UM ACIDENTE MAIS FATAL DO QUE OS OUTROS . ELES VIRÃO, ISSO É CERTEZA, E COM A FALTA DE COMPROMISSO QUE OS MOTORISTAS TEM COM OS CICLISTAS. ESTAS DICAS EU ESCREVI EM 2004, PARA AJUDAR A TODOS  OS CICLISTAS , MAS PARECE QUE OS PRÓPRIOS CIDADÃOS  DO MUNICÍPIO NEM QUEREM SABER EM RESPEITO AO CICLISTA, QUEREM ALARGAR AS ESTRADAS, PARA CIRCULAR MAIS AUTOMÓVEIS(PROVAVELMENTE COM UM CONDUTOR CADA UM). EU ESPERO  ANSIOSAMENTE ESTA ENGENHARIA DE TRAFEGO DE SÃO BERNARDO RESOLVER NOSSO PROBLEMA, INCLUSIVE DOS NOSSOS ATRITOS COM OS AUTOMÓVEIS.

ISSO NÃO ACONTECE SÓ NA CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, NA QUAL EU CULPO O MUNICIPE  E A GESTÃO ADMINISTRATIVA DA PREFEITURA, ISSO ESTÁ EM TODO O CANTO BRASILEIRO, POIS EXISTEM INDIOS SENDO ATROPELADOS, CASO COMO O DE RIO GRANDE DO SUL ONDE MAIS DE 20 FORAM ATROPELADOS POR UM SÓ CARRO, E A EXISTENCIA DE UMA LEI QUE NÃO É RESPEITADA, A A LEI DE  CRIAÇÃO DE CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, INCLUINDO A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE .

BICICLETA É PARA QUEM PODE, QUEM QUER E  TEM SAÚDE PARA PEDALAR

Anúncios

Sobre saxmozartfaggi

Ciclista desde 1974, por gostar de ser ciclista, mas em minha cidade não era difícil percorrer 10 a 15km com montanhas que são predominantes, mas o único impecílio era a irresponsabilidade dos motoristas. Dá para se ir ao seu emprego de bike, basta apenas ter um pouquinho de tempo a mais e uma roupa para trocar. Muitos já trocaram o carro pela bike, por ser econômica, gasósa e academia, e por as vezes, serem melhores para estacionar e ir de um ponto a outro... isso é fato. Demoro 25min para chegar ao centro de SBC, mas depois que lá estou, qualquer caminho para mim é mais rápido do que um carro, menos perigoso que uma moto, isso é fato!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s