Enxadristas de São Bernardo do Campo

Caros(as) amigos(as),

Eduardo Gerbelli Neto venceu com autoridade o 10º Torneio Aberto de Xadrez Cidade de São Bernardo – Troféu Antonio Carlos Barbato, encerrado domingo (dia 22/04), na Liga de Xadrez (LXSBC). O enxadrista de 44 anos, integrante da equipe principal da cidade, mostrou estar em boa forma e conquistou o único título municipal que faltava em sua coleção – entre outras conquistas, tem o recorde de ser seis vezes campeão de São Bernardo. Após derrotar Wladimir Camilo Zampronha na 5ª rodada, Gerbelli empatou, em partidas acirradas, com Ricardo Augusto Paulucci (campeão do Aberto de 2006) e o tetracampeão Renato Luiz Batista. Finalizou com 6 pontos (em sete possíveis) na Categoria Absoluto, isolado na primeira colocação.

Renato, que perdeu para Wladimir na 4ª rodada, ficou com o vice-campeonato, assim como em 2011, ao marcar 5,5 pontos. Também com 5,5 pontos, mas pior critério de desempate por milésimos medianos, encerrou o invicto Paulucci, que obteve boa vitória sobre Wladimir na 7ª e última rodada, seguido pelo sub-20 Paulo Cesar da Silva Vasconcelos, que repetiu o 4º lugar do ano passado.

Com 5 pontos vieram, pela ordem, Wladimir Zampronha (5º lugar), o campeão de 2011 Roberto Adriano Batista (6º), Marcos Tadeu Vicentin (7º), Fabrício Sartori Trani (8º) e Vinicius Lacerda (9º). Com 4,5 pontos, Paulo Nobile Diniz ficou com a 10ª posição e a medalha de melhor veterano. Guilherme Oliveira foi o melhor sub-18, enquanto Juliana Maranduba Sobral levou medalha de melhor feminino.

Na Categoria Cadetes (até 16 anos), indicada para jogadores iniciantes, o domínio ficou com Marcelo Hiroaki Hisatomi, de 13 anos, que sagrou-se campeão com 6,5 pontos, cedendo apenas um empate na última rodada para o vice-campeão geral Vinicius Moura Alburqueque, de 12 anos, que anotou 5,5 pontos. Ainda com 5,5 pontos terminaram o sub-16 Lucas Savassa e o sub-12 Rodrigo Lacerda. Leonardo Moura Albuquerque ficou como melhor sub-10.

O 10º Torneio Aberto de Xadrez de SBC teve a presença de 82 jogadores, dos quais 48 enxadristas na categoria Absoluto e 34 na Cadetes. A competição foi organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) da Prefeitura, com apoio da Liga de Xadrez (LXSBC). O torneio contou com a arbitragem do árbitro internacional Estevão Tavares Neto, auxiliado por Filipe Tavares e Bruno Tavares. A direção do evento foi de Ricardo Criez Nobrega Ferreira.

Anexo, em arquivo HTM, seguem os resultados dos torneios Absoluto e Cadetes. Também envio uma foto ilustrativa da cerimônia de encerramento, que teve a comovente presença do homenageado Antonio Carlos Barbato e de sua familia – na foto, da esquerda para a direita, estão o árbitro Estevão, o diretor da prova Ricardo Criez, Barbato e Cláudia Regina Alquem, enxadrista de SBC que disputou Jogos Regionas e Abertos nos anos 1970 e 1980, com inúmeras medalhas.

Foi uma bela homenagem a Barbato, um dos grandes enxadristas e entusiastas do xadrez de SBC. Ele começou a jogar em meados dos anos 1970 nos Festivais Escolares da Villares (o chamado “Torneio da Bicicleta”, que dava uma “bike” para o vencedor das categorias Mirim, Infantil e Juvenil e era disputado no refeitório da indústria são-bernardense). No final dos anos 1970 e nos anos 1980, Barbato integrou a equipe principal de São Bernardo do Campo na disputa de Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Foi medalha de bronze nos Regionais de Cubatão, em 1984. Também em 1984, ficou em 3º lugar no Campeonato Oficial. E tem história no Aberto de SBC: participou da 1ª edição, em 2003, com o 11º lugar entre 170 participantes!!
Em reconhecimento à sua dedicação ao xadrez de SBC, a Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) entregou uma placa a Barbato, com os seguintes dizeres: “Homenagem a ANTONIO CARLOS BARBATO, enxadrista que tantas glórias trouxe para São Bernardo do Campo e que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso XADREZ na cidade.”
Amante do xadrez, com brilho no olhar, Barbato agradeceu a homenagem e reafirmou o desejo de jogar a Categoria B da Liga de Xadrez, em agosto. Um exemplo de vida para todos que estiveram ali presentes e o ovacionaram várias vezes, durante longos minutos.
Mais fotos sobre o evento no blog da empresa Corpo e Mente, do árbitro Estevão, no site www.corpoementeventos.comOs próximos eventos enxadrísticos em SBC serão a 1ª etapa do 4º Circuito IRT LXSBC (dias 18, 19 e 20 de maio) e o Campeonato Feminino de SBC – 10º Troféu Margareth-Otillie, a ser disputado nos dias 2 e 3 de junho, ambos na LXSBC.

Abs, Ricardo Criez

Anúncios

Sobre saxmozartfaggi

Ciclista desde 1974, por gostar de ser ciclista, mas em minha cidade não era difícil percorrer 10 a 15km com montanhas que são predominantes, mas o único impecílio era a irresponsabilidade dos motoristas. Dá para se ir ao seu emprego de bike, basta apenas ter um pouquinho de tempo a mais e uma roupa para trocar. Muitos já trocaram o carro pela bike, por ser econômica, gasósa e academia, e por as vezes, serem melhores para estacionar e ir de um ponto a outro... isso é fato. Demoro 25min para chegar ao centro de SBC, mas depois que lá estou, qualquer caminho para mim é mais rápido do que um carro, menos perigoso que uma moto, isso é fato!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s