Acidente do dia 4 de março na Firmino em SBC

meu ombro, meu querido ombro

meu ombro, meu querido ombro

Conforme o acontecido, a ciclovia é pública, pagamos impostos… se não pagamos impostos, estamos teoricamente perdendo nossos imóveis, somos cobrados, somos humilhados…

Pois bem, a ciclovia é UM LUGAR ONDE SÓ DEVE TRAFEGAR BICICLETAS, ou alguém tem dúvidas sobre isso?

Pedestres podem chiar, gostaria de dividir o mesmo espaço da ciclovia, mas para que não haja problemas futuros, o melhor é pedestres na calçada, bicicletas na ciclovia e ou  ciclofaixa onde não existir ciclofaixas e ciclovias, o ciclista como meio de transporte sustentável vai para a rua e motoristas ou qualquer meio de transporte que tenha mais de 50 cc devem respeitar os 1,5m de distância do ciclista.

Acreditem meu caro leitor que, pedestres se acham no direito de estar na ciclovia, colocando uma observação que, na João Firmino existem calçadas laterais mais espessas que a própria ciclovia e ninguém(NINGUÉM) as usa…

Vão dizer que eu guiava em alta velocidade, o que é mentira, eu tenho velocímetro e estava a menos de 10km/h sendo que uma caminhada com os pés leva uns 3km/h…

Pela lei, bicicletas em vias que existem ciclovias, devem ocupar seu posto na ciclovia e não na rua, portanto, há um problema entre os pedestres que ainda não enxergaram as marcas dizendo que ali é uma ciclovia(não enxergam ou não querem ver) O desrespeito do pedestre vai em conta também, pois uma bicicleta não freia com facilidade, principalmente quando há centenas de pedestres a sua frente, crianças levadas pelos pais em um ato criminoso… lembre-se que a Firmino é constituída por duas ruas de três faixas, 2 calçadas largas nos extremos e 1 ciclovia.

O que aconteceu então já que estava indo a baixa velocidade? O fluxo de pedestres era tão grande, horário da saída das escolas, que  obriga a frear constantemente e a lombada ajudou na queda… mas como a falta de conscientização da prefeitura ajudou?… a pequena lombada fez com que o biciclo elevasse o pneu dianteiro freando totalmente e quando caiu na pista, freado, já sabemos as conseqüências deste episódio, a bicicleta dá uma tombada brusca. Se não fosse pelos meus equipamentos certamente poderia ser pior, minhas luvas rasgadas, meu capacete, minha habilidade me salvaram de um eminente acidente fatal a 10km/h. Ciclovia não é parque radical, ciclovia é o local onde bicicletas trafegam…

foi mais ou menos assim

foi mais ou menos assim

AQUI TEM UMA CICLOVIA

AQUI TEM UMA CICLOVIA

Desde o ano passado é pedido o conserto do local, porém nada se fez…  chegou-se até me contradizer dizendo que quem passou por lá e nada se viu, que eu, cicloativista , caí de maduro… Vamos interpretar este ponto…  não viu pois não conhece a ciclovia, nem tampouco costuma sair de casa se não for de gasolina, desconhece os vários horários de pico… vou até lembrar um caso de uma mulher de um ex candidato a vereador que, tinha a nítida certeza que a ciclovia era para PEDESTRES… uma total falta de conscientização, informação e visão… É SÓ OLHAR PARA BAIXO, na pista!

Constitui campo funcional da Secretaria de Transportes e Vias Públicas:

I – execução da programação de engenharia de tráfego, de segurança viária e de transporte do Município;

II – administração, execução e fiscalização de obras viárias;

III – fiscalização e controle dos projetos de obras urbanas das concessionárias de serviços públicos que tenham influência direta no sistema viário;

IV – planejamento e operação de transportes.

Ai , partindo desse ponto não sei o que a Secretaria de Serviços Urbanos tem a ver…

Constitui campo funcional da Secretaria de Serviços Urbanos:

I – administração e manutenção da frota municipal;

II – manutenção de próprios municipais;

III – elaboração de projetos paisagísticos, construção e manutenção de parques, praças e jardins públicos;

IV – execução dos serviços de assentamento e fiscalização de comércio ambulante, limpeza urbana, coleta de lixo e coleta seletiva de resíduos recicláveis; e

V – realização dos serviços de defesa civil no Município em conjuntos com os demais órgãos competentes da Administração Municipal e de outras esferas de governo.

pneu da frente parado, pois haviam muitos pedestres.

pneu da frente parado, pois haviam muitos pedestres.

Por este motivo, agora analisando o que haviam me dito que estava nas mãos da SU é que fico mais indignado, pois foi erro de construção, de engenharia, de competência e continuará sendo revoltante… previ que lá poderia ser um palco de acidente, mas não previ de quem seria.

uma das lombadas no início, em 2012

uma das lombadas no início, em 2012

Uma ciclovia construída faz pouco tempo apresentou as pequenas ondulações em novembro do ano passado, pensei que se tratava de política, mas na verdade foi obra da natureza…

pista arrumada depois de meses de reclamação... descubro que eu não sou o primeiro...tive sorte

pista arrumada depois de meses de reclamação… descubro que eu não sou o primeiro…tive sorte

Do fato acontecer, não podemos ir contra a natureza, no entanto, quando ocorre e é avisado inúmeras vezes, com fotos, emails e a lombada teve até uma nova irmã, tenho a certeza, A prefeitura tem sua culpa total.

Culpa da prefeitura, culpa dos pedestres, culpa da CET por não cumprir a CTB

Sabendo que posso contar com ciclistas, pedestres, e quem mais me viu por lá farei BO contra a prefeitura… não somos camicazes, eu não ganho para ter braço quebrado, mas meus amigos ciclistas não terão o mesmo azar, a pista parece que foi consertada como diz o email:

Estou feliz pelo seu retorno a residência junto a sua familia. A demanda que diz respeito a ciclovia já esta resolvida, pois a SU terminou o serviço, onde nossa equipe técnica esteve no local na parte da tarde e verificou que os pontos abordados estão solucionados. Peço a gentileza de nos informar caso tenha outros pontos que necessitem de manutenção.

Precisou uma pessoa se ralar, se quebrar, perder a auto estima, para que a SU fizesse algo… agora meus caros amigos, sou um pedestre também, fui a ciclovia conferir… sei que existem mais pessoas que foram lesadas.

Soma de edição dia 23/03/2013 : Pessoas que freqüentam ou tem comércio no local, disseram que eu tive sorte, pois muitos saíram de bicicletas torcidas, machucaram muito o queixo e que eu não sou o primeiro a cair no mesmo ponto… essas pessoas trabalham a volta, sabem o que vê… disseram que tive sorte de ter todos os equipamentos, e que não cai na rua.. oras, se não é o primeiro caso, porque só agora “cargas d’agua”, resolveram consertar?

Lembre-se amigos, não estamos contra a prefeitura, em nenhuma hipótese, queremos que todas as gestões dêem certo, pois quem ganha é o povo, portanto o blog vai relatar também maus tratos de calçadas de praças como a Giovanni Breda entre outros locais… relatem para o email faggimozart@gmail.com sua praça, sua calçada e sua rua, farei de tudo para colocar a SU em posição de alerta e vou querer prazo de término de obras, algumas tão simples, mas a má vontade dos POLÍTICOS é grande.

Sobre saxmozartfaggi

Ciclista desde 1974, por gostar de ser ciclista, mas em minha cidade não era difícil percorrer 10 a 15km com montanhas que são predominantes, mas o único impecílio era a irresponsabilidade dos motoristas. Dá para se ir ao seu emprego de bike, basta apenas ter um pouquinho de tempo a mais e uma roupa para trocar. Muitos já trocaram o carro pela bike, por ser econômica, gasósa e academia, e por as vezes, serem melhores para estacionar e ir de um ponto a outro... isso é fato. Demoro 25min para chegar ao centro de SBC, mas depois que lá estou, qualquer caminho para mim é mais rápido do que um carro, menos perigoso que uma moto, isso é fato!
Esse post foi publicado em ciclovia, ee kennidy, Esportes, Eurico Marto Rodrigues, faixa de pedestre, Instituto CicloBr, joão firmino, Luiz Marinho, MOBILIDADE, são bernardo do campo, Urban Velo SBC. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Acidente do dia 4 de março na Firmino em SBC

  1. LEILA CORINA RAMIRO disse:

    È MEU AMIGO O RESPEITO JA NÃO EXISTE MAIS JOVENS E ADULTOS NÃO CONHECEM ESTE SENTIMENTO ASSIM COMO NÃO RESPEITAM OS VELHOS OS DEFICIENTES E POR AI AFORA SEI QUEW VAI SE RECUPERAR LOGO DOS FERIMENTOS MAS NÃO DA INDIGNAÇÃO ESTOU SOLIDÁRIA COM VC PODE TER CERTEZA BEIJOS.

    • Sei que houveram outros acidentes, pois me contaram. Eu para não cair na rua puxei a bike para dentro da ciclovia, mas com o peso não consegui fazer o rolamento… cadê estes rapazes? esqueceram? Eu vejo isso como um posto de saúde, vc fica horas esperando ser atendido, lá fora grita, esperneia ,mas ao ser atendido depois de 3h, vai embora e esquece… e ai pessoal, vamos ou não vamos mudar isso?

  2. SOLANGE CELESTINO DE CARVALHO disse:

    O QUE FALTA É CONCIENTIZAÇÃO. EITA POVO DIFICIL DE ENTENDER O OBVIO E O FACIL!

    • nem me diga Solange… quanta raiva tenho…. me dá vontade de ter algum poder para poder dizer ao pedestre, vá para a calçada… a CET tem que pensar nisso também… dia 4 foi um acidente, que não foi fatal, vão esperar o quê para dar atenção ao local, mesmo que já tenha sido feito o conserto da ciclovia, os pedestres se acham que podem andar nas ciclovias… Lei… Ciclovia é uma estrutura separada do fluxo dos carros (e não é lugar de pedestre):

      CICLOVIA – pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum.

      Ciclofaixa é uma faixa exclusiva para bicicletas:

      CICLOFAIXA – parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

      Ciclofaixas podem ser implantadas no sentido contrário ao fluxo da via:

      Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

  3. Tayrone Kvint disse:

    Quase rampei nessa ciclovia, não sei se foi o concreto mal feito, sem espaço para a dilatação com o calor, só lembro que quando vi já estava rampando, nem usei o freio, torci para quando voltasse ao solo não perdesse o controle, que graças a Deus foi o que aconteceu, pq ali a queda seria feia e muito perigosa… E cá entre nós, uma “ciclovia” com menos de 1km é ridículo, para não chamar de piada!!!

Deixe um comentário

