Querem emplacar as bicicletas e mais, querem que paguemos IPVA… absurdo

Sobre os impostos

IPVA significa Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Não é um imposto sobre uso das ruas, é imposto para ter um veículo motorizado, portanto por definição não se aplica a bicicletas. E, ao contrário da crença popular, ele não é utilizado diretamente (e nem unicamente) para manutenção de estradas. Saiba mais aqui e aqui.

Para simplificar, todos os impostos vão para um “bolo”, que é utilizado para cobrir custos e investimentos diversos. O imposto que eu pago ao comprar minha bicicleta também ajuda na manutenção de estradas. E olha que quem compra uma bicicleta nova sempre paga IPI. Para os carros, volta e meia há isenção.

Posso dizer então que quem usa uma bicicleta, por ter pago uma carga percentual maior de impostos que quem comprou um carro com isenção de IPI, tem mais direito de usar as ruas que o dono desse automóvel? Claro que não. Todos têm o mesmo direito.

Agora, que o IPVA é um imposto injusto, eu até concordo. Só que por outros motivos.

veja mais no site  a respeito da reclamação e da aula do site

 

images carro-

 

MOTIVOS PARA DESESTIMULAR O USO DAS BIKES COM MEDIDAS COMO EMPLACAMENTO E COBRANÇA DE IPVA E PEDÁGIO:

obs: não consegui pensar em nada…

MOTIVOS PARA SE INCENTIVAR O USO DAS BIKES COMO MEIO DE TRANSPORTE:

-Hoje um terço da população total do país possui doenças crônicas advindas de uma vida sedentária(diabetes, hipertensão, obesidade, diversos tipos de câncer) que seriam evitadas através da prática de exercícios regulares como o ciclismo, aumentando a longevidade e qualidade de vida da população.

-Todos sofremos com um ar poluído que esta desta forma tbm pela contribuição dos carros que faz com que o gasto público pra tratar a saúde respiratória da população aumente, sem contar na contribuição de tantos carros juntos para o aumento da temperatura do planeta causando consequências gravíssimas como a extinção de diversas formas de vida, aumento do nível do mar e tempestades devastadoras. A bike é um meio de transporte que não polui.

– Não são os ciclistas que causam congestionamento.

Enfim, precisamos de estímulos positivos para o uso de bicicletas, e não o contrário

veja os restantes e dê aqui ou lá sua opinião, é importante!

Anúncios

Sobre saxmozartfaggi

Ciclista desde 1974, por gostar de ser ciclista, mas em minha cidade não era difícil percorrer 10 a 15km com montanhas que são predominantes, mas o único impecílio era a irresponsabilidade dos motoristas. Dá para se ir ao seu emprego de bike, basta apenas ter um pouquinho de tempo a mais e uma roupa para trocar. Muitos já trocaram o carro pela bike, por ser econômica, gasósa e academia, e por as vezes, serem melhores para estacionar e ir de um ponto a outro... isso é fato. Demoro 25min para chegar ao centro de SBC, mas depois que lá estou, qualquer caminho para mim é mais rápido do que um carro, menos perigoso que uma moto, isso é fato!
Esse post foi publicado em bicicletários, Bike Gost, CERÓL, ciclovia, Consócio, Damas, Despreparo da GCM, Dia Sem Carro, ee kennidy, Esportes, Estádios, Eurico Marto Rodrigues, faixa de pedestre, Ferrarezi, Giovanni Breda, Holanda, Instituto CicloBr, joão firmino, Luiz Marinho, Massa Crítica, MOBILIDADE, Pereira Barreto SBC, Rota Marcia Prado, são bernardo do campo, Urban Velo SBC. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Querem emplacar as bicicletas e mais, querem que paguemos IPVA… absurdo

  1. Sal Wiek disse:

    Também concordo…daqui a pouco vamos ter que pagar pra andar a pé nas ruas.credo…minha intenção é não ter mais carro. Por isso quero aprender na magrela! Mas é tudo muito caro, quando eles perceberem que as bikes estão tomando conta , lógico que eles vão criar vários impostos, capacetes com refletores e tudo mais…nunca pensando em nossa proteção e sim em pagar taxas.

  2. Sal Wiek disse:

    Estou esperando a resposta Mozart desde novembro….kkk responde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s